A selecção de andebol sénior feminina de Angola conquistou o seu nono título africano ao bater a sua similar da Côte d'Ivoire por 39-27, na final do campeonato continental disputada ontem em Luanda.

Ao intervalo, Angola, que revalidou o troféu, vencia já por 18-13 a Côte d'Ivoire na final da 18ª edição do CAN de andebol.

Fruto desta vitória, Angola garantiu o seu apuramento para os Jogos Olímpicos de Beijing, previstos para Setembro deste ano na China.

Em masculinos, o Egipto conquistou o seu sexto título africano ao vencer a Tunísia por 27-25, assegurando assim o seu apuramento para os Jogos Olímpicos de 2008.

Desta forma, o Egipto vingou-se da Tunísia, para a qual perdeu o título africano no CAN de 2006 na capital tunisina, Túnis.

Entretanto, o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, foi distinguido com uma medalha de mérito pela Confederação Africana de Andebol (CAHB) pelo seu contributo para o desenvolvimento do desporto no continente.

A medalha foi entregue pelo presidente da CAHB, o Ivoiriense Christophe Yapo, depois da final da categoria masculina do Campeonato Africano das Nações (CAN) ganha pelo Egipto diante da Tunísia (27- 25).

Esta é a segunda distinção recebida pelo Presidente angolano pela sua contribuição para o desenvolvimento do desporto em África, depois da outorg
ada em 2007 pela Federação Internacional de Basquetebol para África (FIBA-África).

O chefe de Estado angolano, ex-futebolista e basquetebolista, garantiu em Janeiro corrente em Luanda ao presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, o apoio contínuo do seu país para o desenvolvimento do desporto no continente.

Angola organizou com êxito em 2007 o Afrobasket e a Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, ganhas pela sua selecção e pelo equipa local do Primeiro de Agosto.

Em 2010, Angola deverá albergar o CAN de futebol pela primeira vez e prevê construir quatro estádios para uma boa organização da prova continental.

O Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu antecipar as datas de disputa do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2010 em Angola, marcando a prova para 10 a 31 de Janeiro daquele ano, após um relatório sobre o clima da sua missão de inspecção no país.

A missão constatou que as condições climáticas em Angola durante o mês de Fevereiro, onde várias partes do país registam fortes chuvas, impedirão a organização do CAN de Janeiro a Fevereiro.

A GFA indica que o Comité Executivo da CAF decidiu modificar as datas iniciais, mas a competição vai decorrer mesmo em Janeiro 10 dias antes da data inicialmente fixada.

Angola prevê construir quatro estádios de futebol nas províncias de Luanda, Cabinda (norte), Benguela (litoral-centro) e Huíla (sul) para albergar pela primeira vez a competição continental.
angop