O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que ficou internado dois dias da semana passada por uma infecção respiratória, "está bem", assegurou hoje (quinta-feira) o governo, reiterando as promessas de boletins de saúde regular.

" Segundo as últimas informações que dispusemos, o ex - presidente Nelson Mandela está bem", declarou Collins Chabane, ministro junto da Presidência, durante uma conferência de imprensa em Pretória.

"Os médicos que cuidam da sua saúde, afirmaram que ele reage bem aos tratamentos", assegurando que os médicos militares - respon

sáveis da saúde dos chefes de Estado e ex-chefe de Estado dão noticias regularmente do herói da luta anti-apartheid.

Essas declarações surgem após novos erros nos comunicados oficiais sobre o estado de saúde de Nelson Mandela, 92 anos, uma preocupação de todos os sul-africanos por causa da sua enorme popularidade.

Durante a sua admissão no hospital a 26 de Janeiro, a Fundação Mandela, que cuida das suas obras de caridade, tinha indicado que ele submeteu-se aos "exames de rotina" antes de se prolongar num profundo silêncio durante dois dias.

Esse silêncio tinha alimentado as especulações e o governo havia tomado mão a 28 de Janeiro, prometendo manter a Nação informada sobre a saúde do homem político mais venerado do país.
Angop